quinta-feira, 7 de novembro de 2013

 Direitos Civis



 Segundo o IBGE em pesquisa realizada em 2002 cerca de 24,5 milhões brasileiros apresentam algum tipo de deficiência o que representa cerca de 14 % da nossa população . Mais quais são os métodos legais que o Brasil utiliza para garantis a essa pessoas os direitos básicos garantidos a todos os cidadãos ?

    Primeiramente os direitos básicos estão  completamente ligados as conceito de cidadania que é composta dos direitos civis e políticos . Os direitos civis correspondem aos direitos individuais de liberdade, igualdade  , propriedade , direito a vida e segurança , esses direitos estão contidos  e fundamentados na Constituição Federal Brasileira no Artigo 5° ''Todos são iguais perante a lei , sem distinção de qualquer natureza , garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pais a inviolabilidade do direito a vida , a liberdade , a segurança.'' com isso a lei brasileira garante que não aja qualquer tipo de discriminação contra os deficientes físicos ou a qualquer cidadão . Já os direitos políticos que correspondem a liberdade de associação e reunião de organização politica e sindical , a participação politica e eleitoral , ao sufrágio universal , no Brasil o Tribunal Superior Eleitoral garante o direito aos eleitores com deficiência o pleno exercício do direito ao voto desde 2002 quando foi determinado a criação de seções especiais destinadas a eleitores com deficiência .

    As Nações unidas em 2006 na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência adotou  “UN Enable” que é um protocolo que reúne o Secretariado da Convenção e dá voz ao compromisso das Nações Unidas de defender os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência descreve o documento como um marco para uma mudança de paradigma, deixando de lado o fato de as pessoas com deficiência serem vistas como objetos de caridade, para visualizá-las como portadoras de direitos. E como tal, são capazes de reivindicar os direitos e a tomada de decisões para as suas vidas com base em seu consentimento livre e esclarecido, bem como de serem membros ativos da sociedade.


Autor: Hebert Pereira
Referências  :


Nenhum comentário:

Postar um comentário